ISO 9000
Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO
9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes
Para que serve
As normas ISO aplicam se em situações contratuais, que exigem demonstração que a empresa fornecedora é administrada com qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios:
• Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por:
1) regulamentos do governo brasileiro,
2) normas internacionais,
3) normas nacionais,
4) normas da empresa.
•
A conformidade do produto ou serviço, ou seja, sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto, desenvolvimento, planeamento, pós-produção, instalação, assistência técnica e marketing.
A aplicação das normas ISO 9000
Acontecem na organização da empresa, principalmente nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigências de procedimentos escritos para as atividades tais como:
1) Análise de contrato,
2) Controle de documentos,
3) Controle de produto não conforme,
4) Ação corretiva,
5) Registro de qualidade,
6) Treinamento.
As empresas que adotam os regulamentos da ISO 9000 tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de diversos países, do mundo inteiro. Se a empresa adotar as normas ISO série 9000 e dispuser de documentação que comprove isto, ela demonstrará que administra com qualidade e, portanto, garante qualidade de seus produtos e serviços. Pode-se afirmar com certeza que na atualidade muitas
empresas