ATPS 3 etapa 1
Josianne Ayumi Hokama 1299278224
Maytê Doring 8636263481
Morgana Sayonara 990200935
Introdução
Neste trabalho separado em duas partes abordaremos o tema Gênero na sala, as formas que ele se apresenta na sociedade e o impacto que ele causa dentro do ambiente pedagógico.
Etapa 3 – Gênero na sala de aula e o desempenho escolar.
Nesta etapa apresentamos um texto com base no livro:
Moreira, Antonio F. B.: Candau, Vera Maria. Multiculturalismo. 1° Edição, Petrópolis, RJ: Vozes 2008
Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar
Hoje em dia, é um pouco delicado falar de gêneros dentro da escola, porem é um tema muito importante e deparamos logo com a questão da sexualidade.
E sendo assim, quando o assunto é gênero dentro da sala de aula, não lidamos somente com mulheres, professoras, alunas, mas também com homens, e símbolos que definem masculino do feminino.
Na sociedade no que se diz respeito à educação não se leva em conta a importância de se discutir sobre alguns assuntos, e o que nos resta é tentar entender e tentar tornar esses assuntos importantes, mais fácil de lhe dar dentro das salas de aula.
Desde a primeira definição de gênero nos anos 60, podemos perceber alguns avanços ligados à definição de gêneros que vai desde a questão de sexo até a distinção de valores entre homens e mulheres.
Se observarmos, percebemos que o maior problema, esta ligado a gênero sexual, não esta em ambos os nomes, mas na maneira em que cada pessoa pensa poder determinar como cada ser age ou se comporta dentro da sociedade.
Em relação à educação, pesquisa s nos aponta que é mais comum encontrarmos professoras dando aula, e que as meninas tinham o melhor desempenho, levando também em conta, que os meninos eram mais ausentes em sala de aula. Essa desigualdade levasse porque crianças do sexo masculino eram incentivadas pelos pais ou responsável a começar a trabalhar cedo de mais, dando mais valor ao trabalho do que aos estudos,