Iso 9000
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A exigência de qualidade dos clientes foi transformada em uma forma de fabricar um produto e/ou executar um serviço, fazendo com que o operário trabalhe com qualidade na elaboração de um serviço e/ou produza uma peça.
A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental. Fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Tem como objetivo a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
A documentação de processos e o desempenho consistente são as características-chave dos padrões da ISO. A ISO 9000 busca alcançar isto exigindo que as empresas implementem um ciclo de três componentes: 1- Planejamento: as atividades que afetam a qualidade devem ser planejadas para garantir que as metas, a autoridade e as responsabilidades sejam definidas e compreendidas. 2- Controle: as atividades que afetam a qualidade devem ser controladas para garantir que os requisitos especificados em todos os níveis sejam alcançados, que os problemas sejam antecipados e evitados, e que as ações corretivas sejam planejadas e executadas. 3- Documentação: as atividades que afetam a qualidade devem ser documentadas para garantir uma compreensão dos objetivos e dos métodos da qualidade, uma interação suave dentro da organização, uma realimentação para o ciclo de planejamento e para servirem como uma evidencia objetiva do desempenho do sistema da qualidade.
A série consiste das seguintes normas:
NBR ISO 9000- Guia para a seleção e uso das demais normas da série.
NBR ISO 9001- Estabelece exigências para um sistema de garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e