ISO 14000
ANNA FORTUNATO RA: 201212666
ANTONIO CARVALHO RA: 2012
DANIELA BERLANGA RA: 201204286
THAIS IAMAZAKI RA: 201203623
ISO 14000
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
ENGENHARIA CIVIL
SÃO PAULO
OUTUBRO/2012
Introdução
ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
Histórico
Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.
No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
Objetivos da ISO 1400
Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente. Tendo dois pilares básicos de monitoramento ambiental:
Eco eficiência: Método de garantir máxima eficiência dos processos de produtos com menor impacto ambiental.
Produção mais limpa: O processo implica na criação de um novo fluxograma de processo, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-