movimentos socais
Os movimentos sociais são desta forma, uma das principais formas de ação coletiva que permitem a articulação e a mobilização de coletividades em relação a diferentes demandas, através de diferentes repertórios de ação, tais como boicotes, manifestações públicas, passeatas nas ruas, invasões e abaixo assinados.A realidade dos movimentos sociais é bastante dinâmica e nem sempre as teorizações têm acompanhado esse dinamismo. Com a globalização e a informatização da sociedade, os movimentos sociais em muitos países, inclusive no Brasil e em utros países da América Latina, tenderam a se diversificar e se complexificar . A democracia evoluiu historicamente através de intensas lutas sociais e, com frequência, também foi sacrificada em muitas dessas lutas. Nem sempre os movimentos sociais promovem a democracia, mas há uma tendência contemporânea a que muitos deles incorporem uma dimensão renovada de luta democrática, contribuindo para a ressignificação das práticas e teorias democráticas no começo deste século.
As Instituições Sociais são estruturas presentes nas sociedades e detém características próprias, como a exterioridade, objetividade, autoridade moral e historicidade. Ou seja, não dependem da vontade o indivíduo, são muito bem definidas, influenciam os comportamentos e atitudes sociais, são normativos e, principalmente, são ligadas as conjunturas históricas de determinada sociedade.
Atualmente ONGs e movimentos sociais ocupam relevante espaço na Sociedade Civis sendo mecanismos importantes para que os sujeitos sociais possam se expressar e lutar por melhores condições de vida, assim sendo, ambos são formas de ações coletivas, dotados de contradições, mas de fundamental importância.
Resumindo os movimentos sociais, a democracia, as instituições sociais e as ONGs tem cada um seu papel no novo milênio, mais se encontra todos interligados. Um começa outro, ou seja , a seja através das instituições sociais é que surgiram as organizações não