Iso 14000
1 - O que é a ISO 14000?
Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais. No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
A ISO 14000 é o nome genérico utilizado pela série de normas da família 14000 que estabelece as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.
2 - O que é um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e qual sua relação com a norma ISO 14001?
Um Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios; sua relação com a ISO 14001 está no fato de que esta norma define os requisitos para estabelecer e operar um SGA.
3 - Quais as normas da série ISO 14000 também tem divisões?
Há um grande conjunto de normas referentes ao SGA - Sistema de Gestão Ambiental, estas normas consideram as atividades de implementação e certificação do SGA (2 mais conhecidas), além de outras de apoio como terminologia, indicadores de desempenho ambiental, auditorias internas e outras. As mais conhecidas e usadas na implementação e certificação são: NBR ISO 14001- Sistema de NBR ISO 14004 - Sistema de Gestão Ambiental, diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio.
4 - E por que implantar a ISO 14000?
Quando se analisa economicamente o meio ambiente, pode-se notar que a economia se relaciona com a natureza por dois ângulos. Por um lado, usufrui os insumos naturais para utilizá-los, na maioria das vezes, como matéria-prima. Por outro, despacha na natureza os dejetos desse processo.