ISO 14000, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.
ISO 14000, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.
Sumário
1. Introdução
2. Gestão Ambiental da ISSO 14000
3. Responsabilidade Ambiental
4. Responsabilidade Social Corporativa
5. Conclusão
1. Introdução
Com o passar dos tempos, a cada dia fica mais visível a constante preocupação com o Meio Ambiente, no entanto isso tem gerado algumas formas de conceitos formados tanto para a sociedade em si como a todos que venham a usufruir dos benefícios no nosso maior patrimônio a Natureza.
Sendo assim, a todo o momento têm surgido formas de preservação para esse bem. Em se tratando deste assunto temos por atual o conceito da ISO 14000, pois ela trata da preservação do Meio Ambiente em benefícios para a Sociedade em geral, podendo com suas normas empresarias abastecer o mercado com suas estratégias de preservação contribuindo com a sociedade trazendo benefícios a todos.
A certificação ISO 14000 significa que o sistema de gerenciamento ambiental da empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de avaliação considerando de acordo com os requisitos da norma ISO 14000, e isso tem agregado em valores competitivos em relação a outras empresas quando colocada em ramos da mesma atividade de mercado.
2. Gestão Ambiental da ISO 14000
A ISO 14000 ainda esta em fase de desenvolvimento no Brasil, ela surgiu através da preocupação com o meio ambiente tomando como base a norma (British Standard 7750). A mesma tem um sistema de gerenciamento ambiental que se divide em três seções, que cobrem planejamento inicial, implementação e avaliação de objetivos.
Existe uma certificação da ISO 14000 e é valida por três anos com auditoria/acompanhamento, de no mínimo, uma vez por ano ou a cada seis meses, e será através deste acompanhamento realizado pela entidade certificadora, que ela garantirá que a empresa mantenha um sistema de gestão