Gestão ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
14000
MARINGÁ
2012
UNIFAMMA – FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGÁ
GESTÃO AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
14000
Trabalho apresentado à disciplina de Administração da Produção II, do curso de Administração – 5º semestre, como requisito parcial para obtenção de notas.
Professor: Daniel.
MARINGÁ
2012
Introdução
O objetivo deste estudo é conhecer mais sobre os temas: Gestão Ambiental, que visa ordenar as atividades humanas para que estas origem o menor impacto possível para o meio. Responsabilidade sócia, as empresas decidem contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. O ISSO 14000 visa o manejo ambiental e minimizar os efetivos nocivos ao ambiente pelas suas atividades.
Responsabilidade Social
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60 . As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot, Arthur Hakley e John Clarck . No entanto, tais manifestações não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
A responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nisso, a gestão das empresas não pode, ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos