Islamismo e fundamentalismo islâmico
Islamismo e fundamentalismo islâmico
Kymberly Novais Nº 21 3º Ano A
Professor: Max Islamismo e fundamentalismo islâmico
Islamismo é uma religião e um projeto de organização da sociedade expresso na palavra árabe islã, a submissão confiante a Alá (Allah, em árabe - Deus, ou "a divindade", em abstrato). Seus seguidores chamam-se muçulmanos (muslimun, em árabe): os que se submetem a Deus para render-lhe a honra e a glória que lhe são devidas como Deus único. Fundado por Maomé, o islamismo reúne hoje cerca de 850 milhões de fiéis e é a religião que mais cresce em todo o mundo.
O fundamentalismo é uma manifestação religiosa onde os praticantes de uma determinada crença promovem a compreensão literal de sua literatura sagrada. Não se limitando à realidade do mundo oriental, o fundamentalismo religioso aparece entre alguns grupos cristãos que empreendem uma compreensão literal da Bíblia. Entre os muçulmanos, este tipo de manifestação apareceu somente no início do século XX.
Por que a criação do Novo Estado de Israel motivou conflitos no Oriente Médio?
A formação do Estado de Israel foi arbitrária. Não pediram para instalar ao lado dos Palestinos seus inimigos históricos, desde a antiguidade bíblica. Para piorar a situação, Israel sempre buscou ampliar seu território invadindo seus vizinhos. Israel já nasceu um país rico, com os dólares dos Judeus milionários enviando grandes contribuições além de muito investimento.
Qual a situação atual do povo palestino?
O povo palestino se encontra atualmente disseminado em países árabes ou em territórios reservados aos refugiados.
Desde a era pré-histórica há registros da história palestina, normalmente associada aos destinos da Fenícia, da Síria e da Transjordânia, fronteiriças ao território palestino. Ela forma uma estreita passagem entre a África e a Ásia, simultaneamente localizando-se próxima à Europa, o que propiciou a exércitos invasores, africanos, asiáticos e europeus, ocuparem