Islamismo Vs Terrorismo De Vdd

343 palavras 2 páginas
O Terrorismo e o Islã
Vittória C. Gonçalves

Especialmente na ultima década, o islamismo é visto com maus olhos pela sociedade ocidental. O ataque terrorista de um grupo radical islâmico (Al Qaeda) às torres gêmeas de Nova Iorque fomentou o preconceito com essa religião de forma quase irreversível. Portanto, se tornou comum associar, erroneamente, o islamismo ao terrorismo. Para entender a diferença entre ambos, é necessário entender um pouco de suas histórias.
O Islamismo surgiu no século VII, com a aparição do anjo Gabriel a Maomé, este que dedicou a sua vida a expansão dos novos ideias. Assim, começaram as perseguições a Maomé por conta de seus discursos monoteístas quando a sociedade que o cercara ainda tinha-se por maioria a crença em vários deuses. Com o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, a religião expandiu de forma surpreendente.
Com base no fundamentalismo islâmico, tempos depois a radicalização se fez presente com a criação da Irmandade Muçulmana, cujo ideal fora construído a partir de uma modificação no significado da palavra Jihad no Alcorão. O que originalmente significava ou uma guerra interna em busca do caminho de Deus ou uma guerra defensiva contra aqueles que atacassem a nação islâmica, passou a significar a obrigação dos “verdadeiros muçulmanos” em declarar guerra a qualquer um que não aderisse o islamismo como sua religião. Além de extremistas radicais, esses grupos passaram a se armar gerando a Guerra Santa que propunha a instauração da lei de Deus contra os inimigos.
O terrorismo em si surge durante o período de terror da Revolução Francesa e passa a ser praticada por pequenos grupos que visavam a reivindicação para alcançar seus objetivos.
Alguns islâmicos radicais utilizaram da opressão, principalmente ocidental, como um motivo para justificar suas tentativas violentas e terroristas de globalização do islamismo. Para esses jihadistas, a corrupção da sociedade Islâmica por causa da influência, valores morais do ocidente e a

Relacionados