Isel
Lógica e Sistemas Digitais
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA
Área Departamental de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores
1º Trabalho Prático
O diagrama da figura descreve um sistema de deteção que reflete, sobre sinais binários, o comprimento das peças que lhe sejam presentes. A título de exemplo, o sistema é composto por quatro sensores que correspondem às entradas (A0 a A3) e por igual número de saídas (L0 a L3). Sempre que algum sensor seja atuado, pela presença da peça “a medir”, ativam-se as saídas correspondentes, bem como todas as intermédias, ainda que o(s) respetivo(s) sensor(es) não esteja(m) atuado(s), o que, naturalmente, ocorre quando uma peça contém concavidades.
A0 A1 A2 A3 detetor L0 L1 L2 L3
Para a conveniente exploração do exercício, solicitam-se dois modos de solução: a) cada saída é função “direta” de todas as entradas, tal que Li = fi (A3, A2, A1,A0); b) constrói-se uma estrutura modular, a partir de elementos com a configuração da figura abaixo.
Projete ambas as soluções, com vista à realização baseada em circuitos integrados da gama SSI (small scale of integration) e, após consulta ao docente da respetiva turma, implemente a(s) que se considere(m) pertinente(s). Em ambos os casos, especifique em diagrama de blocos a interface dos módulos ou blocos em uso, referindo todos os sinais intermédios, indicando a designação e natureza de cada um deles (quanto a ser activo quando a 1 ou a 0). Todos os sinais de entrada serão simulados pelos interruptores existentes nas bases de ensaio, sendo as saídas visualizadas nos LEDs das mesmas.
Os trabalhos são realizados em grupos de (preferencialmente) três alunos. Antes de passar à realização da montagem, sobre breadboard, devem ser elaborados: • • • o diagrama de blocos, correspondente à estrutura da solução adoptada; o esquema de implementação, desenhado em CAD; a planta de localização dos componentes (layout).
Antes da apresentação,