Isaac Newton
Primeiro cientista inglês de renome internacional, que além de químico, foi um excelente físico, mecânico e matemático, onde se consagrou em cálculo infinitesimal. Trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal.
Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
Estudou no Trinity College, em Cambridge, onde se graduou.
Um dos principais precursores do Iluminismo, seu trabalho científico, sofreu forte influência de seu professor e orientador Barrow, Schooten, Viète, John Wallis, Descartes, Fermat e Cavallieri, das concepções de Galileu e Kepler, da teoria de Aristóteles sobre retas tangentes às curvas, de Apolônio sobre cônicas e da geometria de Euclides.
Formulou o teorema hoje conhecido como binômio de Newton.
Fez suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas e teoria do fluxo.
Por causa da peste o Trinity College foi fechado, e o cientista foi para casa, em sua fazenda.
Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. (1666)
Construiu o primeiro telescópio de reflexão, em 1668, e foi quem primeiro observou o espectro visível que se pode obter pela decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente (ou outro meio de refração ou de difração), atravessando-o e projetando-se sobre um meio ou um anteparo branco.
Optou, então pela teoria corpuscular de propagação da luz, enunciando-a e contrariando a teoria ondulatória de Huygens.
Tornou-se professor de matemática em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672).
Sua principal obra foi a publicação Philosophiae naturalis principia