Irrigação
3)Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando aprodutividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.
(12) capacidade de campo
Corresponde à quantidade máxima de água que um solo pode reter em condições normais de campo, ou seja, corresponde à quantidade de água submetida a tensões as quais tornam o movimento descendente, por drenagem natural, suficientemente pequeno em relação aos movimentos de absorção de água pelo sistema radicular . Pode ser expressa na base de peso ou de volume. O termo capacidade de campo tem sido substituído por limite superior da água disponível.
O ponto de murcha permanente (PMP) é definido como o conteúdo de água de um solo no qual as folhas de uma planta que nele crescem atingem, pela primeira vez, um murchamento irreversível, mesmo quando colocada em atmosfera saturada com vapor de água[1]. Sua determinação é complicada, mas considera-se, normalmente, que o conteúdo de água no PMP corresponde ao potencial matricial de -1500kPa ou -15atm[2].
4)Culturas irrigadas: cana-de-açúcar, milho, café, tomate industrial,arrois,trigo
ACEROLA ,BANANA ,COCO ,GOIABA ,MANGA ,MELANCIA ,MELÃO ,TOMATE ,UVA.
9)eto Atualmente, ETo tem uma nova definição: é uma cultura hipotética, semelhante à grama, cujo modelo físico-matemático que a expressa é o de Penman-Monteith, com parâmetros estabelecidos pela FAO (Allen et al., 1998*).
* Dados históricos das sociedades antigas mostram a sua dependência da agricultura irrigada, onde grandes civilizações desenvolveram-se nas proximidades de grandes