IRRIGAÇÃO
IRRIGAÇÃO
ALUNO: FRANCISCO DA SILVA GOMES
CURSO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
PROFESSOR: WANDO PRUDÊNCIO
INTRODUÇÃO DO TRABALHO
Diante do desenho apresentado pelo professor Wando Prudêncio, foi nos dado o papel de fazermos um relatório. Os seguintes itens devem ser abordados:
1. Plantamos capim elefante ou criamos gado
2. Se plantarmos o quanto de área
3. Qual tipo de Irrigação
4. Onde deverá ficar o estoque de tijolos e telhas
CORPO DO TRABALHO (DESENVOLVIMENTO)
Bom, fazendo os cálculos desta área vi que para criação de gado seria inviável, pois a cerâmica em si já toma muito espaço e ainda temos que deixar, dessa mesma área, uma parte para estocar a produção da cerâmica e outra para armazenar a matéria prima que no caso seria o barro e também a madeira para usar na cerâmica, totalizando 6 hectares. Por isso não daria para criar bovinos no restante dessa área.
Então optei por plantar o capim elefante em 5 hectares, dividindo em 4 piquetes de 1,250 hectares, onde o mesmo será irrigado com água do rio e a forma de irrigação será feita por aspersão com mini canhões onde os mesmos são os mais adequados para gramíneas, levando em conta seu raio de alcance que chega a 50 metros. Assim 5 mini canhões serão suficientes para irrigar toda a área de plantio.
Considerando que esse capim já estará pronto para corte com 0,60 centímetros de altura deixei 1 hectare para fazer silos como forma de armazenamento e estocagem do capim.
Como a água que usarei será do rio, a água do poço profundo será para suprir as necessidades da cerâmica. Deixei também uma estrada para o escoamento dos silos. Como o poço amazonas tem sua capacidade de apenas 315 L/h não é viável usar na produção da cerâmica e nem para irrigar o capim, pois o mesmo tem uma capacidade muito baixa e Eu não conseguiria meu objetivo de produção.