IRRIGAÇÃO: PRINCÍPIOS, METODOS E DIMENSIONAMENTO
1.2 Importância da irrigação •Área irrigada: 4,8%
•Responsável por 16% da produção agrícola total
•O que representa 35% do valor da produção
•O Brasil tem potencial para irrigar 30 milhões de hectares 1.3 Vantagens e limitações da irrigação - Vantagens: Garantia de produção - com a instalação de um sistema de irrigação adequado, você não ficará mais na dependência das chuvas.
Diminuição dos riscos - após todos os investimentos na preparação do solo, na compra de sementes, na aplicação de corretivos e adubos, você não correrá o risco de ver tudo perdido por falta de água. Colheita na entressafra - a irrigação possibilita obter colheitas fora de época de safra, o que resulta em remuneração extra e abastecimento regular do mercado consumidor.
Aumento de Produtividade - com todos os fatores do processo produtivo devidamente equilibrados, o uso da irrigação, além de garantir a produção, possibilitará, também um aumento dos rendimentos.
Fertirrigação - possibilita a aplicação de adubo por meio da água de irrigação, substituindo a adubação convencional por meio de tratores, reduzindo o consumo de óleo, desgaste de máquina e o emprego de mão de obra.
- Limitações: Alto custo inicial
Falta de mão de obra especializada, o agricultor deve ser orientado para saber a diferença entre irrigar e molhar. 1.4 Recursos Hídricos
Água doce
APEAS 0,3% SÃO RIOS, RESERVATÓRIOS E LAGOS 1.5 Área irrigada
Censo Agropecuário.
1.6 Onde irrigar?
1.7 Métodos de Irrigação
1.7.1 Irrigação por Aspersão
1.7.2 Irrigação por Superfície
1.7.3 Irrigação Localizada
2