evoluções ferroviarias
Araguaína/TO
Fervereiro/2015
1. A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO
1.1 CAMELOS DAS PRADARIAS
Por volta de 1806, uma estrada de ferro tinha sido construída entre as cidades de Swansea e Mumbles, com a finalidade de transportar calcário e outros minerais. Naqueles dias, os trilhos foram em “L”, em vez de com flange, e as rodas da carruagem montados desta configuração. Um membro da empresa Swansea Bay, Benjamin Francês, teve uma visão. Ele propôs converter um transporte de ferro para o transporte de passageiros. Este era um conceito totalmente original em 1807 porque a própria estrada de ferro era relativamente uma nova “tecnologia”. Benjamin Francês não é de forma famoso, mas efetivamente, ele é o padrinho de todos os passageiros ferroviários.
Francês concordou em pagar a empresa em £20 por ano, para ter o privilégio de operar seu serviço de passageiros em sua linha. Em 25 de março (data escolhida por ele), foi executado pela primeira vez, e oficialmente reconhecido como o início do primeiro serviço ferroviário de passageiros do mundo.
Esses carroções cobertos, tracionados por parelhas de quatro aseis cavalos, eram chamados de camels of the praires (camelos das pradarias). Eles foram projetados com rodas removíveis de aro largo para evitar o atolamento na lama, e tinham fundo curvado para estabilizar a carga contra deslocamentos.
Em 25 de março em 1807, um carro de estrada de ferro usado para transportar minério, foi convertido para transportar pessoas, de tal forma a ser puxado por um cavalo. Foi percorrido ao longo do perímetro de Swansea Bay, viajando entre “as dunas” em Swansea, e destinado a Mumbles. As pessoas que fizeram essa jornada foram pioneiros inconscientes, pois foram os primeiros passageiros ferroviários na história do mundo.
1.2 MOTORES A VAPOR PARA LOCOMOÇÃO
O criativo Benjamin Francês estava determinado a fazer sua carruagem de passageiros correr mais