irlanda do norte - conflito religioso
País do Reino Unido situada no Noroeste da ilha da Irlanda. Tem uma área de 14 120 km2. A Irlanda do Norte faz fronteira a sul e a oeste com a República da Irlanda e é banhada, a leste, pelo mar da Irlanda e, a norte, pelo oceano Atlântico.
https://www.google.com.br/maps/place/Northern+Ireland,+UK/@53.5291861,-9.6476339,7z/data=!4m2!3m1!1s0x485e10ca99a69975:0xf7e528ef6eb7e3d8?hl=pt-BR
Bandeira
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/irlanda-do-norte/imagens/Irland14.jpg
Introdução
O conflito na Irlanda do Norte (ou the troubles) foi um conflito de grande violência pelo estatuto político da Irlanda do Norte, que causou grande perda de vidas durante a segunda metade do século XX. Tratava-se, em primeiro lugar, da população protestante (maioria), em favor de preservar os laços com a Grã-Bretanha, e do outro lado a população católica (minoria), em favor da independência ou a integração da província com a República da Irlanda, ao sul, país predominantemente católico. Ambas as partes recorreram às armas, e a província mergulhou em uma espiral de violência que durou desde o final da década de 1960 até a assinatura do Acordo de Belfast ou Acordo de Sexta-Feira Santa em 10 de Abril de 1998, que estabeleceu as bases para um novo governo, em que católicos e protestantes compartilhassem o poder. No entanto, a violência continuou após essa data e ainda continua de forma ocasional e em pequena escala.
O conflito
No dia 5 de outubro de 1968, iniciaram-se em Derry, na Irlanda do Norte, os conflitos entre protestantes e católicos, depois que a polícia reprimiu uma manifestação dos católicos por mais direitos civis. A violência escalou, desembocando numa guerra civil.
O começo da guerra entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte foi marcado pela manifestação dos moradores do bairro católico de Derry (para os protestantes, Londonderry). A violenta repressão da polícia, protestante, contra os manifestantes resultou em cinco mortos e 120