IRACEMA
Faça uma comparação da obra com os dias atuais.
A historia de Iracema, uma índia tabajara, se passa na época em que os portugueses e franceses lutavam pela conquista do território brasileiro, e no meio de tudo isso ela se apaixona por Martin, um português, eles acabam tendo que fugir e viver longe de todos, Iracema no livro é uma mulher corajosa, guerreira e independente o que a faz parecer muito com as mulheres atuais!
Qual a mensagem que o livro trouxe para sua vida? Explique.
O livro representa a materialização literária dos sentimentos humanos de amor e paixão, é um livro muito difícil de se entender pois é extenso e tem linguagem regional, e muitos criticam que o livro tem a realidade distorcida,mas eu acho que na verdade essa idéia é idealizada pelo autor, para dar proporções reais as características humanas de idealizar e supervalorizar a pessoa amada, Iracema estimula a qualquer um a não desistir de seus amores mesmo que estes sejam “impossíveis”.
Vocabulário.
O vocabulário usado no livro é uma das coisas que mais dificulta a entender o livro pois o vocabulário usado é regional.
Curiosidades.
Para começar, Iracema é um anagrama. Anagrama são aquelas palavras que desembaralhadas formam outras palavras. Desembaralhando Iracema, formamos a palavra América. A história fala de uma índia virgem de Tupa que guarda o segredo da Jurema e, que se apaixona pelo português inimigo dos guerreiros de sua tribo, Martim. Este a leva junto quando foge de sua aldeia e junto ao seu amigo Poti, índio da tribo inimiga da tribo de Iracema. Os dois homens enfrentam os guerreiros da tribo de Iracema e a deixam só quando esta fica grávida. Ela tem seu filho sem Martim ao seu lado e lhe batiza com o nome Moacir, o filho da dor, por conta de todo sofrimento que sentia. Quando seu amante chega, esta lhe entrega o filho e morre. Martim casa com uma loira portuguesa e leva seu filho para seu país de