Iracema
Bibliografia: José de Alencar é um importante escritor do romantismo brasileiro, nascido no
Ceara, começou como advogado antes de mergulhar em jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”. Escritor de obras com estilos variados, criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Como também os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates. Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.
2- enredo:
Personagens: Iracema: cabelos negros e longos, era a virgem dos lábios de mel;
Martim Soares Moreno: guerreiro branco que representa o colonizador europeu, era amigo dos pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos Tabajaras. Os pitiguaras lhe deram o nome de Coatiabo;
Moacir: filho de Iracema representa no livro o primeiro brasileiro;
Araquém: o feiticeiro da tribo Tabajara e pai de Iracema;
Caubi: irmão de Iracema;
Poti: índio Pitiguara, que se considerava irmão de Martim;
Batuirité: avô de Poti;
Jacaúna: irmão de Poti;
Irapuã: chefe dos Tabajaras; apaixonado por Iracema;
Tempo: A obra acontece na colonização do Brasil
Espaço: A historia se passa nas matas do Ceara.
Verossimilhança: A relação que se estabelece entre a realidade e Iracema, é sobre a colonixzacao do Brasil. Os brancos europeus, sendo representados por Martim, Moacir como o brasileiro.
Movimento literário: o movimento literário da historia é o romantismo, que tem como caracteriscas o contraste entre os ideais divulgados e a limitação imposta pela realidade vivida, o que acontece na obra.
Estilo: O estilo da obra de romantismo é mais como uma “poesia em prosa” , a mistura desses dois elementos.
Foco narrativo: Iracema foi escrita na