Iracema e avatar (aspectos comuns)
O roteiro onde o imigrante se apaixona pela nativa e a relação que os mesmos têm com a natureza foi o que me levou a pensar, não seria Avatar inspirado em Iracema de José de Alencar?
Iracema é uma prosa indianista brasileira escrita por José de Alencar na era do Romantismo.
Em Iracema a heroína é idealizada e vista com grande perfeição, Martim é o 1º colonizador português e o Segredo da Jurema e um lugar onde tem o chá ou ópio, líquido alucinógeno encontrado no lugar de sentido sagrado para os índios.
O mesmo acontece em Avatar, Neytiri é uma guerreira filha do “Dono” da Tribo assim como em Iracema, Jake seria Martim, o imigrante que se apaixona pela nativa e o Segredo da Jurema seria Eywa, o lugar também sagrado onde existe a primeira relação entre as personagens.
Outro aspecto interessante é que Iracema é um Anagrama de América e representa a mata virgem, ou seja, na verdade o romance é só um plano de fundo para a história da colonização do Brasil, onde colonizadores invadem o país, quebram a pureza da nova terra e a deixam de qualquer jeito.
Em Avatar, também é possível notarmos esse choque entre as civilizações e a exploração do meio-ambiente. Os homens que já dominaram tudo em sua terra, estão em busca de novas riquezas para exploração em outra nação, mais uma vez de forma bruta e inconsequente.
Ambas as histórias destacam aspectos importantes, a relação entre o homem e a natureza, seja pela sua transmissão de energia ou pelo seu uso exploratório em busca de