ipv6
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TELECOMUNICAÇÕES
HTML
CURITIBA
2014
REGINALDO MARQUES DOS SANTOS
HTML
Trabalho apresentado na disciplina de Internet nas telecomunicação da Faculdade de Tecnologia de Curitiba – FATEC, para obtenção de nota referente ao 2º Bimestre do corrente ano letivo, no 4º período.
Orientador: CLAUDEMIR DE ARRUDA PRADO
CURITIBA
2014
2 ABSORÇÃO
Existem três tipos básicos de absorção considerados relativamente importantes, conforme abaixo:
2.1 ABSORÇÃO MATERIAL É o mecanismo de atenuação que exprime a dissipação de parte da energia transmitida numa fibra óptica em forma de calor. Neste tipo de absorção temos fatores extrínsecos e intrínsecos à própria fibra. Como fatores intrínsecos, temos a absorção do ultravioleta, a qual cresce exponencialmente no sentido do ultravioleta, e a absorção do infravermelho, provocada pela sua vibração e rotação dos átomos em torno da sua posição de equilíbrio, a qual cresce exponencialmente no sentido do infravermelho.Como fatores extrínsecos, temos a absorção devido aos ION metálicos porventura presentes na fibra (Mn, Ni, Cr, Co, 49r e Cu) os quais, devido ao seu tamanho, provocam picos de absorção em determinados comprimentos de onda exigindo grande purificação dos materiais que compõem a estrutura da fibra óptica.
2.2 ABSORÇÃO DO ÍON OH9 (HIDROXILA)
Provoca atenuação fundamentalmente no comprimento de onda de 2700 nm e em também sobre tons (harmônicos) em torno de 950 nm, 1240 nm e 1380 nm na faixa de baixa atenuação da fibra. Esse íon é comumente chamado de água e é incorporado ao núcleo durante o processo de produção. É muito difícil de ser eliminado.
2.3 ABSORÇÃO MECÂNICA
É conhecida como as deformações ocorridas na fibra ópticas, bem