O Desenvolvimento Embrionário
O zigoto é portador do material genético fornecido pelo espermatozóide e pelo óvulo. Um vez formado o zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose até originar um novo indivíduo. Assim, todas as células que formam o corpo de um indivíduo possuem o mesmo patrimônio genético que existia no zigoto.Apesar disso, ao longo do desenvolvimento embrionário as células passam por um processo de diferenciação celular em que alguns genes são “ativados” e outros são “desativados”, sendo que somente os “ativados” coordenam as funções das células.
Surgem dessa maneira tipos celulares com formatos e funções distintos, que se organizam em tecidos. Conjuntos de tecidos reunidos formam os órgãos. Os grupos de órgãos formam os sistemas que, por sua vez, formam o organismo.
Células – tecidos – órgãos – sistemas – organismos
Os animais apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionário, mas, de modo geral, em praticamente todos ocorrem três fases consecutivas: segmentação, gastrulação e organogênese.
Fases do desenvolvimento embrionário
Segmentação
O fenômeno predominante é a divisão celular, que origina células progressivamente menores – blastômeros -, de modo que o tamanho total do embrião no final desta fase é quase igual ao tamanho do ovo. Este fato resulta de não existir síntese de citoplasma durante estas mitoses, apenas a distribuição do citoplasma do ovo. As mitoses sucessivas originam uma bola maciça de células – mórula -, com aspecto de uma pequena amora. No fim da etapa, essa bola de células torna-se oca, com uma única camada de células – blastoderme – a rodear a cavidade interna – blastocele – e designa-se blástula. A quantidade e distribuição do vitelo têm grande importância no desenrolar desta etapa, pois este é composto por substâncias densas, que dificultam a divisão celular. Assim, a segmentação pode ser:
•HOLOBLÁSTICA IGUAL – também designada total, ocorre nos ovos isolécitos, onde a divisão é fácil e abrange todo o ovo,