Ipsec
Segundo a RFC 6071, IPsec é uma suíte de protocolos que provê segurança no nível da camada IP para comunicações pela Internet.1 Opera sob a camada de rede (ou camada 3) do modelo OSI. Outros protocolos de segurança da internet como SSL e TLS operam desde a camada de transporte (camada 4) até a camada de aplicação (camada 7).
Isto torna o IPsec mais flexível, como pode ser usado protegendo os protocolos TCP e UDP, mas aumentando sua complexidade e despesas gerais de processamento, porque não se pode confiar em TCP (camada 4 do modelo OSI) para controlar a confiabilidade e a fragmentação. O IPsec é parte obrigatória do IPv6, e opcional para o uso com IPv4. O padrão foi projetado para ser indiferente às versões do IP, à distribuição atual difundida e às implementações do IPv4.
A RFC 1825, publicada em 1995, estabeleceu a arquitetura de segurança na camada de inter-redes da pilha TCP/IP (equivalente à camada de rede do modelo OSI), através da especificação dos protocolos AH (Autentication Header, "cabeçalho de autenticação") e ESP (Encapsulated Security Payload, "encapsulamento de segurança de carga útil"), cujos cabeçalhos seriam usados para prover serviços de segurança (autenticidade, integridade e confidencialidade) ao IPv4 e IPv6.2 Detalhes de implementação destes dois protocolos foram inicialmente especificados nas RFC 1826 e RFC 1827.3 4 A RFC 1825 também definiu a