IPSec
4º Segurança Noturno
Aluno: Douglas Fernando Ribeiro Juliano
Professor: Fadir Salmen
Matéria: Controle de Acesso a Sistemas de Computação
Resumo
Este trabalho pretende apresentar o protocolo IPSec como uma extensão do IP. O objetivo é mostrar de que forma o IPSec oferece os serviços de criptografia, integridade e autenticidade ao tráfego de rede com base em IP.
Abstract
This work intends to present the IPsec protocol as an extension of IP. The goal is to show how the IPSec provides encryption services, integrity and authenticity to the network traffic based on IP. Sumário
Sumário 3
1.O que é IPSec? 4
2.Arquitetura Básica 4
2.1.Objetivos e Plataforma Básica 4
2.2.Gerenciamento de Chaves 5
2.3.Funcionamento 6
3.Associação de Segurança 7
4.AH (Authentication Header) 8
5.O uso do AH previne ataques do tipo: 8
6.ESP (Encapsulating Security Payload) 10
7.O uso do ESP previne ataques do tipo: 10
8.Conclusão 11
Referências 12
Introdução
No início do desenvolvimento do conjunto de protocolos TCP/IP, pouco ou quase nada se falava ou se desenvolvia em relação à segurança de redes. Com o surgimento de várias aplicações e o rápido crescimento da Internet, passou-se a perceber que as questões relativas à segurança de redes e sistemas tornaram-se demandas cada vez mais crescentes. Enquanto a Internet se restringia aos meios científicos e acadêmicos, os problemas de segurança não eram tão críticos porque havia certo controle baseado nos códigos de uso ético da rede. Mas, com a abertura da Internet para o setor privado, principalmente comercial, os problemas de segurança se intensificaram e ficaram críticos.
IP Security é uma das plataformas de segurança desenvolvida pelo grupo de trabalho IP Security Protocol (IPSec) da IETF (Internet Engineering Task Force) em resposta aos desafios de segurança de redes.
1. O que é IPSec?
“O IPSec é um conjunto de padrões utilizados para garantir uma comunicação segura entre