Ipo facebook
Estamos entrando na segunda semana em que as ações da badalada rede social Facebook são “públicas”. Nas semanas anteriores ao IPO (Initial Public Offering, ou “oferta pública inicial”) do Facebook, não se falava em outra coisa nos mercados financeiros mundiais. Duas semanas depois, ainda não se fala em outra coisa, mas por motivos diferentes… A maior abertura de capital de uma empresa de tecnologia na história também foi um dos maiores banhos de água fria do mercado financeiro.
Isso aconteceu nos EUA, portanto, tecnicamente falando, “não é problema nosso”. Só que podemos aprender muito com esse evento e… espere um pouco! Bastante gente aqui no Brasil andou buscando informações sobre como investir em ações nos Estados Unidos para aproveitar a onda do Facebook. Possivelmente, temos aqui entre nós muita gente que entrou nessa e “não curtiu”…
Vamos ver algumas lições que esse relevante evento financeiro nos traz:
- Nova bolha da internet?
Eu achava que sim, agora tenho dúvidas… Eu fui um expectador mais ou menos privilegiado da bolha da internet que explodiu em meados do ano 2000. Minha vida profissional “pra valer” começou um pouco antes do IPO da Netscape, evento que, para muitos, marcou o início da “bolha 1.0”. Início de carreira profissional é aquela história… eu estava muito entusiasmado, acompanhava tudo do mercado financeiro e de tecnologia. Naquela época não se falava em outra coisa.
Uma característica desse período era a quantidade imensa de IPOs que acontecia na NASDAQ. Tinha IPO quase todo dia, e as ações sempre subiam muito. Muita gente ficou milionária nessa época simplesmente entrando em qualquer IPO que aparecesse. Nessa época, análise fundamentalista e análise técnica eram termos completamente fora de moda – simplesmente não era necessário saber isso. A Lei da Gravidade era desafiada todo dia, qualquer coisa subia!
O que vimos acontecer nesses primeiros dias pós IPO foi o mercado punindo o Facebook por causa,