IPCE-INCENTIVO A PESQUISA CIENTIFICA NA ESCOLA
PROJETO
IPCE: Incentivo à Pesquisa Científica na Escola:trilhando caminhos pelo conhecimento científico através da leitura.
Iracema Ceará
2013
INTRODUÇÃO
As Ciências e a Tecnologia são ferramentas importantes para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, por isso mesmo é imprescindível a promoção de uma cultura científica que propicie melhores condições para a busca de variados conhecimentos científicos, através de incentivo e valorização de feiras escolares, fomentando saberes que levam o aluno a um conhecimento o qual, muitas vezes, não é desenvolvido na sala de aula. Entender ou fazer compreender a nossa língua portuguesa vai além de ensinar regras a partir de textos. Precisa-se antes de tudo, fazer uma reflexão sobre o caráter social da linguagem, buscando entendê-la e trabalhá-la enquanto prática social; não se pode fazer nenhum trabalhode incentivo a leitura e a pesquisa, sem antes compreender a língua que é ensinada na sala de aula. É necessário incentivar o seu uso para aprimoramento do conhecimento, estimulando o aluno a ler e interpretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação, promovendo assim o “dialogismo da linguagem”(BAKHTIN, 1995), para então chegarmos a pesquisa de fato.
Ensinar a pesquisar, pelo incentivo a leitura, fomentando esses hábitos na escola, através da compreensão dos gêneros testuais, já que estes é uma verdadeira “explosão de novos gêneros e novas formas de se comunicar” (MARCUSCHI, 2008), é uma tarefa difícil, porém, temos que começar de alguma forma, pois nossos educandos precisam desenvoverem o gosto pela pesquisa, ao mesmo tempo, que se requer dele o hábito de leitura, para uma pesquisa de sucesso.
METODOLOGIA:
Optou-se pela pesquisa exploratória porque esse tipo de pesquisa permite maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, envolvendo levantamento