Ip v4 e ip v6
O Protocolo de Internet versão 6.0 surgiu baseado nas limitações de funcionalidades do IPv4. As novas funcionalidades do IPv6 foram desenvolvidas com a finalidade de fornecer uma forma mais simples de configuração para redes baseadas em IP, uma maior segurança na comunicação entre hosts na rede interna e internet, e também um melhor aproveitamento e disponibilidade de recursos.
O protocolo atual não tem capacidade de atender a demanda por acesso e serviços gerada pelos computadores e dispositivos móveis que temos hoje. "O número de usuários vem crescendo de forma rápida, e o resultado disso é não somente o esgotamento de endereços, mas também a falta ou inadequação de recursos necessários para o fornecimento dos serviços"
Algumas limitações do IPv4 são:
• Limite de endereços IP
O protocolo IPv4 utiliza um cabeçalho de 32 bits para representação do endereçamento o que significa um número máximo de 4,294,967,296 IPs. A maioria destes endereços já está em uso e hoje enfrentamos uma escassez de endereços.
• Roteamento complexo
Quanto os endereços IPv4 foram alocados, não foi provisionado de forma eficiente para que tivéssemos um gerenciamento eficiente das tabelas de roteamento. O resultado disto, é que os roteadores de backbone da internet tem em torno de 85.000 rotas em suas tabelas de roteamento.
• Sem segurança integrada
O protocolo IPv4 não disponibiliza nenhum mecanismo de segurança para os dados que são transmitidos pela rede, possibilitando assim que um invasor intercepte uma conexão e tenha acesso aos dados que estão sendo trafegados. É possível fazer a implementação do IPSEC utilizando IPv4, porém a sua configuração pode ser tornar complexa.
• QoS Limitado
A implementação de QoS no IPv4 é baseada nas portas TCP e UDP do pacote, o que pode tornar o seu uso não aplicável em algumas situações.
Da mesma forma que o IPv4, o IPv6 é um protocolo responsável pelo endereçamento de hosts e roteamento de pacotes entre