Ions
Química
Aluno: Klinton Ivo Cabral
Serie/Turma: 2º C
Santa Maria DF
(PARTE 1)
O que é um Isótopo? De Exemplo.
Isótopos são átomos de um mesmo elemento (mesmo número de prótons) que apresentam o mesmo numero atômicos e diferentes números de massa.
Exemplo: O átomo de Hidrogênio possui três formas de isótopos: o Prótio (1 próton sem nêutron) o Deutério (1 próton e 1 nêutron) e o Trítio (1 próton e 2 nêutrons).
O que é um Isótonos? De Exemplo.
Isótonos são átomos de elementos químicos distintos que apresentam diferentes números atômicos, diferentes números de massa e mesmo numero de nêutrons.
Exemplo: Boro (Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 nêutrons) e Carbono (Z=6 e A=12 contém 6 prótons e 6 nêutrons).
O que é um Isóbaro? De Exemplo.
Isóbaros são átomos de elementos distintos que apresentam o mesmo numero de massa e diferentes números atômicos.
Exemplo: C14 (A=14 e Z=6) e 7N14 (A=14 e Z=7).
Z = Número atômico
A= Massa.
Explique a Formação de Íons?
Quando um átomo ganha ou perde um elétron ele virá um íon. Quando ele ganha um elétron ele vira eletricamente negativo e passa a ser chamado de ânion, e quando ele perde um elétron ele vira eletricamente positivo e passa a ser chamado de cátion. ·.
Exemplo: átomo de sódio, ele tem originalmente 11 elétrons. Se ele ganha um elétron ele vai ter 12 elétrons e vai passar a ser um íon.
(PARTE 2)
Modelo Atômico de Bohr
O físico dinamarquês Niels Bohr (1885 - 1962) propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio que depois foi estendido para outros elementos. O seu modelo baseia-se no Sistema Solar, no qual os planetas giram ao redor do Sol. Para Bohr, os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico agrupados em níveis energéticos.
Hoje sabemos que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbita. Para ser considerada uma órbita, o movimento do elétron