A resposta de Hegel
O sistema de capital percebe que uma massa emerge e, mais ainda, percebe que além de se produzir mercadorias de consumo geral para essa massa poderia ser possível produzir, também, e em larga escala , elemento da cultura, transformando-os em mercadorias. 2- X Como as novelas e o cinema se transformaram em instrumento a serviço do capital ?
3- X Como você percebe os valores socioculturais e padrões, tanto de beleza como de consumo que a TV transmite? Tais padrões condizem com a realidade da população, especificamente do seu bairro ou da sua escola? Quais são, na sua opinião, os maiores contrastes?
4- Por que podemos afirmar que as manifestações culturais populares podem se constituir em um projeto político, engajadas numa luta por diferentes reivindicações
Porque essas manifestações muitas das vezes trazem embasamento político, como um exemplo a época da ditadura no Brasil, tínhamos os militares censurando todo tipo de manifestação artística que era contraria ao regime autoritário, assim surgiu a MPB, que trazia em suas letras não somente poesia mas também criava uma contracultura a ditadura.
5- Quais as vantagens e desvantagens da indústria cultural? Como podemos nos posicionar frente a ela?
Uma das vantagens é que uma parcela da população que sempre esteve alheia a fontes de informações, passa a ter a possibilidade de maior acesso a tais fontes informativas, o que contribuiu para uma maior informação do publico. O Lado desvantajoso da industria cultural é seu caráter coercitivo que se caracteriza na imposição á padronização, pondo em igual patamar todas as diferentes manifestações culturais
6- O que significa a quase anulação da oposição entre o popular e erudito provocada pela indústria cultural? XXXXX Como é que a cultura se transforma em mercadoria a serviço do capital?
Antigamente tínhamos as musicas de bethoven, sendo tocadas e explanadas