iôns
A formação de chuvas ácidas é um fenômeno (e um problema) moderno, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos altamente industrializados. Ocorre naturalmente quando os animais e as plantas, eliminam gás carbônico na atmosfera. Assim, a presença desse gás acontece naturalmente na natureza. Quando chove, há uma reação entre o gás carbônico (CO2) e a água da chuva, produzindo ácido carbônico. Observe a equação apresentada: CO2(g) + H2O(l) → H2CO3 (aq). E, como problema moderno, ela ocorre pela liberação de poluentes à atmosfera por meio das mais diversas fontes de poluentes gasosos: poluição industrial, queima de combustíveis fósseis, queimas no campo e nas usinas energéticas. O acúmulo desses ácidos, que caem com a água da chuva, agride severamente ecossistemas, tais como: rios, lagoas, florestas e mares. Com o ambiente biológico prejudicado, a vida é ameaçada. A chuva ácida prejudica a população humana, o ambiente físico e a natureza, contaminando plantas e animais que acabam incorporando as várias substâncias tóxicas produzidas pela atividade humana; e deixa suas marcas na arquitetura de todo o mundo ao desgastar esculturas de mármore, por exemplo.
HNO2 + KOH → KNO2 + H2O
(ácido) (base) (sal) (água) 2 HCl + Mg(OH)2 → MgCl2 + 2 H2O
(ácido) (base) (sal) (água) Cloreto de sódio (NaCl): É obtido pela evaporação da água do mar, onde se encontra dissolvido em grandes quantidades. Faz parte do sal de cozinha, usado na nossa alimentação.O sal de cozinha é usado para a conservação de alguns alimentos, como carnes e peixes. Na medicina, é utilizado na fabricação do soro fisiológico e empregado no combate à desidratação. Usa-se também este sal na fabricação do soro caseiro.
Bicarbonato de sódio: É um sólido de cor branca, aplicado na medicina como antiácido estomacal, por neutralizar o excesso de ácido clorídrico presente no suco gástrico. É utilizado na fabricação de