Ioga
1) O que é ?
Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.
Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.
Paz de espírito é tudo o que a ioga prega. Ao prestar atenção nos movimentos do corpo e na respiração, olhando para dentro, a ansiedade cede lugar a mais equilíbrio. O diferencial do ioga em comparação com outras atividades é que a preocupação não está somente no trabalho físico mas também nos trabalhos mentais e emocionais
Qualquer pessoa pode fazer yoga não existe limite de idade o apenas é ter o cuidado de buscar profissionais capacitados e que possam adaptar as aulas de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa.
2) Resuma o processo histórico
Especula-se que a ioga tenha surgido na civilização dravídica, que se expandiu a partir do vale do rio Indo, atual Paquistão, região que na época pertencia à Índia. Não existem documentos desse período sobre o assunto, embora a palavra seja mencionada nos Vedas, textos sagrados do hinduísmo escritos por volta de 1500 a.C. Desde então, a prática passou por muitas transformações e foi incorporada à tradição oral, até que seus principais conceitos fossem compilados em forma de aforismos por Patanjali, cerca de 300 a.C. A origem do termo vem do sânscrito, yuj, que significa “união”, “junção”.
É certo que o Yoga chegou timidamente ao Brasil antes da ditadura militar, mas tomou fama e conhecimento da grande massa somente na década de 60.
O Yoga no Brasil oficialmente se iniciou em 1936, com a vinda do francês Swami Asuri Kapila (1.901-1955) a Porto Alegre.
Swami Asuri pertencia ao Ramana Ashram-Escola Internacional de Yoga e, em 1947, seu discípulo e amigo Sevananda Swami (Leo Alvarez Costet