IOGA NO BRASIL
1972 , maria helena de bastos freire funda o primeiro curso de instrutor de ioga a nível universitário.
5 milhões de praticantes
TIPOS DE IOGA
Hata-ioga: Pretende a transcendência da consciência a partir do fortalecimento do corpo. Esse corpo, assim, estaria forte o suficiente para conseguir atingir a elevação espiritual;
Bacti-ioga: Esse tipo de ioga tem como objetivo maior a conexão com o divino por meio da devoção do praticante;
Raja-ioga: Apropriada para pessoas muito racionais, pois a sua prática pretende o domínio das atividades mentais;
Carma-ioga: parte da noção de que todas as ações feitas pelo ser humano devem ser desinteressadas, de modo a entregar todos os benefícios conquistados à divindade.
Hatha Yoga este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Combina com quem: prefere um foco maior no corpo.
C omo é a aula: varia bastante de acordo com o professor, alguns deixam a prática mais leve, com movimentos mais lentos e suaves enquanto outros puxam mais pela força e alongamento, mas todas terminam com o relaxamento (yoganidra) no final.
Benefícios: melhora do condicionamento físico, força e flexibilidade, além da saúde em geral. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração.
Ashtanga Yoga uma ramificação do Hatha, criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, que ainda ensina a técnica na região de Mysore, na Índia. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries