Invictus
Título: Invictus
Ano de produção: 2009
Dirigido por: Clint Eastwood
Estreia: 03 de Dezembro de 2009 (Mundial) 29 de Janeiro de 2010 (Brasil)
Duração: 133 minutos
Classificação: Livre
Gênero: O filme se encontra nos gêneros de drama, esporte, historia e biografia.
País de Origem: Estados Unidos da América (EUA)
Roteiro: Anthony Peckham e John Carlin
Produtores: Clint Eastwood, Lori McCreary, Mace Neufeld e Robert Lorenz
Elenco: Matt Damon, Morgan Freeman, Adjoa Andoh, Bonnie Henna, David Dukas, Langley Kirwood, Scott Eastwood, Robert Hobbs, Tony Kgoroge, Matt Stern.
Em minha opinião a história retratada na longa metragem é inspiradora e emocionante. As primeiras cenas do filme mostram Nelson Mandela (Interpretado por Morgan Freeman) sendo solto com o fim do apartheid após passar 27 anos preso.
Nelson Mandela se candidata presidente da África do Sul e acabou ganhando as eleições (1994 a 1999). Recém-eleito, Mandela vê seu país ainda dividido economicamente e racialmente.
Ao decorrer da longa metragem vemos as desigualdades sociais e como brancos e negros se odiavam.
Por um lado (negros) Nelson Mandela era visto como herói, exemplo a ser seguido. Mas por outro lado (brancos) Mandela era visto como um terrorista.
Em seu primeiro dia como presidente Mandela se depara com seus funcionários brancos indo embora do gabinete. Todos acharam que seriam demitidos com a vitória de um negro nas eleições. Mandela pede para que todos se reúnam em uma sala, e em um gesto de confiança que deixa todos perplexos pede aos guarda-costas que fiquem do lado de fora. Então Mandela diz para que todos trabalhassem junto a ele, pois só assim a África do Sul iria se tornar uma luz para o mundo.
Em diversas partes do filme Mandela age com sabedoria, para unir sua nação arco-íris. E um desses atos de sabedoria foi unir forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (interpretado por Matt Damon). Acreditando ser capaz