Invictus
Diretor: Clint Eastwood
Roteiro: Anthony Peckham
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern País e ano de produção: EUA/2009
Duração: 134 min
Sinopse:
O filme se fixa em um episódio real de como Nelson Mandela (Morgan Freeman) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (Matt Damon), para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
Resenha
É uma história de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação, que brancos e negros vibravam, torciam e dividiam o mesmo espaço. Onde Mandela, mesmo depois de sair da prisão após 27 anos e passar por torturas e humilhações não teve instinto de vingança, ao contrário teve desejo de igualdade. E quatro meses após sua saída é eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.
O filme Invictus começa quando Mandela deixa a prisão e assume a presidência da república Sul- Africana e se depara com um país totalmente dividido entre negros e brancos, onde negros não estavam satisfeitos com a presidência e agora eram os brancos que não estava satisfeitos com um presidente negro comandando o país.
Mandela quer a união dos povos e para que isso aconteça conta com a ajuda da capitão de um time de rúgbi, que serve como intermediador entre os desejos de seus comandados e do presidente. Então a África do Sul passa de um time desacreditado que chegou a final do campeonato mundial para disputar contra um time tido como muito superior.
Invictus é um filme recheado de lições de vida: respeito ao próximo, seja ele quem for; perdoar sempre, pois, como dito no filme, “o perdão afasta o medo, por isso é uma arma poderosa” e o