Invictos - filme
Assim que Nelson Mandela assume o poder ele demonstra ser uma pessoa com um domínio político exemplar, deixando claro que suas idéias iniciais era acabar como o preconceito que ainda havia no país. Com uma atitude inesperada pelos negros, Nelson Mandela começa a apostar a união do país a partir do esporte, sendo que para os negros ainda era visto como uma segregação racial.
Dessa forma ele procura transformar o time de rúgbi em um símbolo nacional, para que os negros vissem no time a união de uma nação e mostrar aos brancos que os seus lugares ainda continuavam seguro na sociedade. Junto com François Pienaar, o capitão do time de rúgbi, a partir de uma conversa Mandela começa a transmitir forças ao capitão do time, fazendo-o acreditar que os Springbocks têm capacidade de serem campeões da Copa Mundial de Rúgbi. A atitude do presidente não somente confunde Piennar como o seus próprios funcionários negros. Nenhum dos lados consegue acreditar que o investimento no esporte daria algum retorno, chegam a pensar que a atitude do presidente era ridícula, pois o país estava passando por uma grande crise e ele passou a se ocupar com um assunto esportivo.
A partir da conversa com Mandela, os Springbocks passam a treinar em locais do subúrbio africano, interagindo com as crianças e a comunidade para apagar a idéia de que o esporte é somente para os brancos. A partir de tais atitudes os negros passam a torcer e apoiar o time de rúgbi. E aos poucos a divisão que havia entre negro e branco vai se perdendo e a partir daí se dá inicio a uma nova África do Sul.
Por um lado parte da barreira entre brancos e negros se quebra, porém essa situação não é vencida totalmente. O país sul africano ainda enfrenta todos esses problemas, mas agora de uma forma bem mais amenizada. Mandela está certo, ao