Filme invictos
AUTOR (A) : GILLES BROUGÉRE EDITORA: CORTEZ 112 PÁGS CATEGORIA: FORMAÇÃO
A apresentação e proposta de Brinquedo e Cultura na compreensão das múltiplas maneiras de utilização do lúdico, a cultura lúdica são todos os elementos da vida e os recursos á disposição das crianças até o máximo 10 anos em instituições educativas. Os artigos selecionados ajudam a desmistificar a ideia do brinquedo é próprio da infância e passam a associa-lo á cultura humana geral. Quando a criança atua ela mantém a relação com a realidade usando aspectos de vida para estabelecer uma relação entre brinquedo e a cultura local. Difusão de modernos conceitos sobre o brinquedo e sua função na brincadeira. com marcas acadêmicas de forte influência sociológica e antropológica ,a leitura é fácil e sugere respostas a várias questões frequentes na prática educativa e pedagógica: brinquedos de guerra são validos ou não? Qual a boneca mais adequada para a iniciação das crianças no faz de conta? Deve-se ou não deixar as crianças assistirem TV? Afinal, para que serve brincar com objetos industrializados?
Cultura, se refere ao que é compartilhado e é isso que permite que uma criança brinque com outras é preciso ter uma cultura compartilhada. há diferenças entre as brincadeiras de meninos e meninas, a cultura lúdica é a soma de tudo isso.
Existe uma dimensão local da cultura. Muitas crianças jogam bola de gude e em lugares diferentes e regras podem ser totalmente diferentes. Em alguns locais, desenvolve-se um jeito específico de pular corda, não há duvida de que os jogos se adaptam ao contexto, aos hábitos, aos interesses e ao