Investimentos
Na aplicação dos critérios [...] ao processo de gestão econômica dos investimentos em ativos fixos, pode-se distinguir quatro momentos relevantes a serem analisados... • decisão de investir; • efetivação do investimento – dada, por exemplo, pela aquisição, construção, montagem ou preparação do ativo fixo; • utilização dos benefícios do ativo fixo decisão de alienação; • abandono do investimento.
No momento, o gestor coloca-se diante da decisão de investir ou não para ter acesso aos benefícios e serviços de um determinado ativo fixo. Com efeito, supõe-se, como ocorre freqüentemente, que os mesmos serviços do ativo fixo podem ser obtidos mediante outras alternativas investigadas como, por exemplo, o aluguel do equipamento. Esta decisão pode ser denominada decisão de Investir no ativo fixo. Caso não se opte pelo aluguel, mas pela compra do equipamento, esta pode ser realizada com recursos próprios, como decisão de compra à vista, ou financiada –decisão de compra a prazo.
Trata-se, portanto, de três eventos distintos – decisão de investir, decisão de adquirir uma determinada máquina e a decisão de financiar a aquisição da máquina. Esses eventos são específicos, na medida em que apresentam impactos distintos no patrimônio, sendo seus resultados atribuídos às respectivas áreas de responsabilidade, segundo o modelo de gestão da empresa.
Assim, supondo-se um modelo de gestão de empresa com característica descentralizadora, a decisão de investir, em benefício de uma determinada operação produtiva, cabe normalmente ao gestor da área de responsabilidade de produção, o qual pode, alternativamente, alugar o equipamento.
As decisões envolvidas na compra da máquina são do gestor de compras, ao qual compete analisar os diversos preços e condições dos fornecedores, sendo avaliado pelo resultado obtido nessa decisão. As condições financeiras do investimento, conforme o modelo de