Investimentos
Ato de aplicar um dinheiro ou capital para obtenção de renda ou lucro adicional.
Investimento curto prazo quanto menor o prazo, maior o imposto de renda cobrado.
Investimento longo prazo quanto mais tempo você tiver para alcançar o seu objetivo, mais risco pode correr (pois caso venha a sofrer perdas, terá um prazo maior para recuperá-las).
Titulos:fixo. Conservadora. exata noção do retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento.rendimento pré definido Eles podem ser privados --emitidos tanto por empresas de capital aberto como pelas instituições financeiras-- e públicas --emitidos pelos governos federal, estadual e municipal.
O investimento nesses títulos pode ser feito através de instituições financeiras ou diretamente, no caso dos títulos públicos, através do Tesouro Direto.
Rentabilidade Risco Liquidez
Títulos públicos
Baixa
Baixo
Alta
Ações: variável. Ações de grandes empresas, por exemplo, costumam ter um desempenho mais linear porque há muita gente comprando e vendendo ao mesmo tempo --ou seja, tem mais liquidez. Já ações de pequenas empresas (chamadas de "small caps") não possuem grande liquidez e variam mais, o que dá mais possibilidades de ganho (e de perda) com a compra e venda dos papéis. Investir em ações pode ser feito diretamente --através do chamado home broker (operação em casa) ou usando uma corretora como intermediadora-- ou através de fundos de ações. Rentabilidade Risco Liquidez
Ações de grandes empresas
Média
Médio
Alta
Ações small caps
Alta
Alto
Média
Previdência: Geralmente é indicado ao investidor que pretende guardar dinheiro para ter uma aposentadoria mais tranqüila --já que sua tributação é mais alta conforme o tempo de investimento. O rendimento depende da forma de