admistração e economia
Aristóteles nasceu em Estagira, na Macedônia (atual Grécia) e morreu aos 62 anos de idade.
Ainda com 18 anos mudou-se para Atenas atraído pela Academia de Platão, onde foi aluno e professor.
Durante sua vida, Aristótoles escreveu sobre os mais diversos temas, entre eles, a física, a metafísica, a música, a lógica, a retórica, a política e o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental, tendo influenciado nas mais diversas áreas do saber até os dias de hoje.
Suas obras contêm o primeiro estudo formal conhecido da lógica, que foi incorporado posteriormente à lógica formal. Na metafísica, o aristotelismo teve uma influência profunda no pensamento filosófico e teológico. Influenciou várias religiões ocidentais, entre elas as tradições judaico-islâmicas e o cristianismo. No catolicismo, influenciou a tradição escolástica da Igreja Católica e particularmente o pensamento de Santo Thomas de Aquino.
Seu estudo da ética, embora tenha sempre sido influente, conquistou um interesse renovado com o advento moderno da ética da virtude. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje.
Acredita-se que a maior parte de sua obra (120 obras) tenha sido perdida, e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido.
Na Fisica, Aristótoles era Geocentrista, ou seja, acreditava que a Terra ficava no centro do universo. Sua teoria geocentrista e seus métodos de construção do conhecimento perduraram por quase 2000 anos, vindo apenas a ser questionadas com os trabalhos de Copérnico e Galileu já no século XVI.
Aristóteles, além de pensar o universo, investigou a natureza. Seus tratados biológicos constituem 1/3 de sua obra. Alexandre, o Grande, foi seu aluno, a quem Aristóteles ensinou política e retórica. Este famoso guerreiro ordenou a seus homens que coletassem,