Investimentos na China
Para que possamos responder a questão sobre a mudança de foco no mercado de atuação da WEG, é necessário observarmos o seu histórico de atuação comercial e industrial, e também sua linha de produtos fabricados, onde fica mais evidente os sinais desta mudança de B2B (business to business) para B2C (business to consumers).
Obviamente que o foco da Empresa WEG era no mercado de negócios B2B, uma vez que seus produtos eram fabricados na maior parte para atender a outras empresas, principalmente para a montagem de linhas de produção e maquinários industriais.
Um dos sinais de mudança de mercado por parte da WEG foi a aquisição das fábricas na China, que produzem produtos diferenciados do que a mesma já fazia anteriormente, ou seja, nada a ver com a sua linha de produção.
As aquisições que foram cruciais para a mudança de mercado por parte da Weg são elas:
O Grupo Sinya: que produz motores elétricos pra lavadoras, que também continha a Wuvi Ecovi que produz os componentes elétricos para motores de lavadoras;
A CMM ( Changzhou Machine Master ): que além de produzir componentes e transmissões para motores de lavadoras, assim como as outras aquisições ficam na mesma cidade.
Podemos observar que estas aquisições produzem a mesma linha de produtos, e todas elas são voltadas para a venda aos consumidores, evidenciando a penetração da WEG em outro mercado ( o das lavadoras roupas dos modelos mais sofisticados ) e que já são tradicionais na China, EUA e na Europa.
De forma estratégica a WEG vem investindo na globalização da produção de suas lavadoras, já no Brasil, depende do interesse das Multinacionais de linha branca fabricar localmente suas lavadoras e destinarem aos consumidores de classe A, uma das evidencias desta expansão mercadológica é a ampliação das instalações da fábrica em Linhares ( ES).