Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
Com esta aquisição inicia-se uma nova fase de internacionalização, adicionando mas um segmento à atuação na china, país no qual possui presença fabril há mais de 10 anos. Essas unidades trabalham de forma complementar, fornecendo e desenvolvendo motores elétricos para grandes fabricantes mundiais no setor, inclusive para exportação de equipamentos da "linha branca", para o mercado mais desenvolvido.
Tendo por base o faturamento destas empresas em 2012, as empresas WEG terão um acréscimo imediato na receita líquida de U$ 105 milhões, consequentemente a linha branca aumentará sua participação na porcentagem da receita liquida da empresa indicando assim a mudança de estratégia da empresa.
Apesar de a China estar enfrentando a desaceleração da economia, com a moeda escassa, o grande aumento populacional, ficando mais vantajoso para as indústrias fabricar os produtos e exportar para diversos países, produtos sofisticados, com custos mínimos na produção, e preços competitivos. E sendo assim almejando atingir receita líquida anual de R$ 20 bilhões em 2020, dos quais 40% gerados no brasil.
Sendo uma empresa de negócios únicos e baseado na integração vertical, produção, flexibilidade e inovação tecnológica, continua voltada a B2B, business-to-business, porém seria possível afirmar que esses investimentos na china significam uma mudança de estratégia. “Ele adiciona esse segmento também na china, porém fabricando produtos sofisticados e de alta tecnologia, para o mercado doméstico chinês, o mercado americano e europeu, exportando todo o