Investimento
OBJETIVO ESPECÍFICO Analisar as políticas monetárias restritivas impostas no advento do Plano Real, como por exemplo: * Aumento da taxa básica de juros (SELIC); * Aumento do compulsório (uma porcentagem dos depósitos à vista dos bancos comerciais, que devem ser depositadas no Bacen).
Verificar como as políticas monetárias afetam o nível de investimento, e também buscar novas políticas para estimular o investimento na produção industrial.
JUSTIFICATIVA A taxa de juros Selic tem sido alvo de críticas de industriais, uma vez que o Brasil tem a maior taxa de juros real do mundo. Isso se deve muito às políticas monetárias restritivas adotadas pelo Bacen, utilizadas para controlar a inflação. Uma política monetária restritiva, ou seja, uma política que tem como principal instrumento o aumento da taxa de juros, faz com que os agentes econômicos prefiram aplicar suas poupanças em títulos públicos ou em outros ativos financeiros, ao invés de investir na produção de bens de consumo ou bens de capital.
Com o advento do Plano Real, foram adotadas políticas monetárias restritivas a fim de controlar a galopante inflação pela qual o Brasil passou durantes os anos 70 e 80 e início dos anos 90, assim como uma abertura econômica, já iniciada no Governo Collor, e um câmbio valorizado em relação ao dólar norte-americano. No princípio do Plano, a taxa de investimento na indústria foi alta, devido ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros causado pela estabilização de preços. O consumo se elevou rapidamente após a estabilização econômica, mas com as crises do México, da Rússia e asiática na segunda metade dos anos 90, o Bacen foi obrigado a elevar a taxa de juros a níveis altíssimos para atrair os capitais estrangeiros, que fugiram do Brasil com as crises. O aumento dos juros encareceu o crédito, assim