INVESTIMENTO IMOBILIZADO, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
CAMPUS UNIC TANGARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INVESTIMENTO IMOBILIZADO, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
TANGARÁ DA SERRA-MT
OUTUBRO/2013
INVESTIMENTO IMOBILIZADO, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
TANGARÁ DA SERRA-MT
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos de Ativo Imobilizado, Depreciação, Amortização e Exaustão e os métodos de depreciação para calcular a depreciação. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando aspectos relevantes para compreensão dos termos.
Ativo Imobilizado é concebido através dos direitos que tenham por objeto os bens designados ao uso nas atividades da empresa bem como à manutenção de suas atividades, inclusive os de propriedade industrial ou comercial. Podemos destacar como exemplo todos os bens que podem servir a vários ciclos funcionais da empresa como: Mobílias, Maquinários, Automóveis, Imóveis, Aparelhamentos, Utensílios, dentre outros.
Podem ser tangível ou intangível, sendo tangíveis aqueles elementos que possuem um corpo físico, como máquinas, equipamentos, veículos etc. e intangíveis aqueles que não possuem um corpo físico, mas envolvem direitos de propriedade, como marcas, patentes, direitos autorais. Contabilidade.
A depreciação dos bens do ativo imobilizado representa o desgaste ou a perda da capacidade de utilização (vida útil) dos elementos tangíveis ali classificáveis, resultantes do desgaste pelo uso, da ação da natureza ou de obsolescência normal (provocada pela evolução tecnológica).
Amortização é a perda do valor dos bens imateriais em razão do tempo. Enquanto a depreciação é usada para os bens materiais (tangíveis), a amortização é usada para os bens imateriais (intangíveis), como benfeitorias e imóveis de terceiros, marcas e