investigação de fenomeno
Mayara Rosalem Ramos
Pâmela Trabach Nogueira da Vitória
Prática 2
Investigação De Um Fenômeno
Disciplina: Química Geral Experimental I
Professor: Milton Koiti Morigaki
VITÓRIA
05 DE MAIO DE 2014
Mayara Rosalem Ramos
Pâmela Trabach Nogueira da Vitória
Investigação De Um Fenômeno
Relatório do Curso de Superior em Química apresentado a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, como parte das exigências da Disciplina de Química Geral Experimental I sob orientação do Professor Milton Morigaki.
VITÓRIA
05 DE MAIO DE 2014
SUMÁRIO
1- RESUMO
Foi feito o estudo de uma solução problema, utilizando três determinados experimentos, para que hipóteses sobre o fenômeno fossem elaboradas.
2- OBJETIVO DA PRÁTICA
Aprimorar o senso de observação e a capacidade de dedução através da investigação de um fenômeno.
3- INTRUDUÇÃO TEÓRICA
O processo de aquisição do conhecimento científico é frequentemente atribuído ao método científico, fundamento de toda a ciência.
O processo científico é iniciado com observações e esta é mais útil quando as condições afetam são controladas cuidadosamente. Uma condição é controlada quando esta é fixa, conhecida, ou pode ser variada deliberadamente. Esse controle é melhor obtido em um lugar especial: O laboratório.
Quando a observação é realizada sob controle cuidadoso, ela é designada por uma denominação especial: uma sequência controlada de observações é chamada de Experimento ou Experiência.
As observações podem ser qualitativas, que tem relação com a natureza ou a qualidade de alguma coisa, sem observar a quantidade (pode-se observar por exemplo que a cor de uma rosa vermelha, é simplesmente vermelha, sem expressar a quantidade de vermelho). As observações podem ser quantitativas, que tem relação com a quantidade de alguma coisa, expressa numericamente (pode-se usar um instrumento para medir o