INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE METABÓLICA DE BACTÉRIAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
CURSO DE QUIMICA AMIENTAL
INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE METABÓLICA DE BACTÉRIAS
Aluno:
Fernando Pimentel
Luana Vasconcelos Milhomem
Marcus Vinicius Alves Barros
Natassja Barbosa da Silva Santos
Naylon Barroso Gomes
Sara Nepomuceno Patriota
Stephany Morais de Sousa
Thayrine Dias Carlos
GURUPI
MARÇO DE 2012
INTRODUÇÃO
A Escherichia coli é uma bactéria na forma de bastonete, e anaeróbia facultativa. Seu habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e outros animais endotérmicos (“de sangue quente”). É considerado um indicador de qualidade de água e alimentos através da análise de coliformes fecais: nome dado a um grupo de bactérias que habita o intestino dos referidos animais.
Grande parte da população desse grupo é formada pela Escherichia coli e, dessa forma, sua presença sugere a possibilidade de haver, naquele local, micro-organismos intestinais capazes de provocar doenças.
Geralmente a bactéria em questão habita o intestino sem causar problemas de saúde. No entanto, ao se direcionar para a circulação sanguínea ou outras regiões do corpo, é capaz de provocar infecções.
Esse quadro pode também se manifestar pela ingestão de água ou alimentos contendo cepas da bactéria, liberadas juntamente com as fezes de indivíduos contaminados; pelo contato com animais doentes, e com profissionais da saúde ou instrumentais médicos contaminados. Além disso, por algum problema de saúde, o próprio hospedeiro pode permitir que a bactéria desencadeasse a doença.
O teste da lactose determina a capacidade de um microrganismo em hidrolisar a lactose incorporada em um meio base, com produção de ácido. Os dissacarídeos são muito complexos para entrarem numa célula bacteriana e devem, portanto, ser hidrolisados em monossacarídeos menos complexos por enzimas exocelulares. A lactose é uma exceção pois possui uma enzima (galactose permease) que a transporta para dentro da