investigando o imposto de renda
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
“INVESTIGANDO O IMPOSTO DE RENDA – DECLARAÇÃO, ARRECADAÇÃO E CODIFICAÇÃO DE SUAS RECEITAS”
MARINGÁ
2011
ADILSON GOVEA
AGUILAR PETERES
CARMEN SILVIA DE ALMEIDA
JEAN WESLEI DE SOUZA
MARIO IWAMOTO JUNIOR
“INVESTIGANDO O IMPOSTO DE RENDA – DECLARAÇÃO, ARRECADAÇÃO E CODIFICAÇÃO DE SUAS RECEITAS”
Atividade Supervisionada realizada sob a orientações dos professores Carlos Alberto de Ávila, Ciro Bachtold e Sérgio de Jesus Vieira na Disciplina de Contabilidade Pública como requisito parcial de avaliação.
MARINGÁ
2011
1 INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA 4
2.1 IMPOSTO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA 6
2.2 DEPENDENTES E DESPESAS MEDICAS...................................................7
2.3 REPARTIÇÃO DA RECEITA TRIBUTARIA 9
2. 4 ARRECADAÇÃO FEDERAL 10
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIA 11
SUMÁRIo
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi elaborado com base nas informações obtidas à visita a um escritório de contabilidade e informações obtidas na internet em sites oficiais do governo sobre como funciona o Imposto de Renda no Brasil. Para isso, utilizaremos das orientações teóricas e práticas ministradas pelas professores: Carlos Alberto de Ávila, Ciro Bachtold e Sérgio de Jesus Vieira na Disciplina de Contabilidade Pública; Cláudia Herrrero Martins Menegassi na Disciplina de Economia Pública; Luciane Schulz Fonseca na Disciplina de Gestão Tributária.
2 DESENVOLVIMENTO DO TEMA
O Imposto Geral sobre a Renda foi instituído no Brasil em 1922, por meio da lei nº 4.625 de 31/12/22 “lei de orçamento”, sendo que o lançamento e arrecadação do novo tributo deveriam começar no ano de 1924. No passar dos anos o Imposto de Renda passou a ser o tributo que mais receita trazia para a União, sendo que por volta do ano