arroz doce
O QUE FOI?
Foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com o caráter republicano, o seu acontecimento foi na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
PRINCIPAIS CAUSAS
Descontentamento político com o governo imperial brasileiro, busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias, revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul.
Os farroupilhas eram contários a entrada (CONCORRÊNCIA) do charque e couro de outros países, com preços baratos que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
GOVERNO FARRAPOS
Começou com a insatisfação do governo central, impulsionando a formação de grupos políticos de inspiração republicana e contrários á estrutura política centralizada da época. O conflito tomou seus primeiros passos quando o estancieiro (DETENTOR DE UMA GRANDE PROPRIEDADE RURAL) Bento Gonçalves organizou uma grande revolta exigindo a renúncia do presidente provincial, a rebelião acabou tomando conta da cidade de Porto Alegre e obrigou os membros da Assembléia Legislativa a nomearem um novo governo para o estado. A partir desse movimento o grupo político foi dado "FARRAPOS", começaram a organizar um movimento de inspiração republicana. Foi dado este nome pois costumavam utilizar pedaços de pano vermelho (FARRAPOS) amarrados em alguma parte de seus trajes.
O Grande sucesso do movimento Farroupilha teve grande êxito graças a participação do italiano Giuseppe Garibaldi.
(Giuseppe Garibaldi, em 1866)
(Bento Gonçalves, primeiro Presidente da República Rio-Grandense)