trato reprodutor
A endocérvice corresponde ao canal cervical com seu epitélio glandular e suas criptas. Está situada entre o orifício externo, em sua abertura para a vagina, e o istmo uterino, que leva à cavidade uterina.
É revestida por epitélio colunar mono estratificado apresentando-se sob diferentes variantes morfológicas
A mucosa da vagina da porção mais externa do colo do útero. A porção do colo do útero que se estende do óstio do útero (externo) ao fórnice da vagina é denominada ectocérvice e está revestida por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.
O local de fertilização é a tuba uterina, uma parede da tuba uterina é composta de uma mucosa (Endossalpinge) formada por um epitélio simples cilíndrico ciliado com células caliciformes que reveste as pregas longitudinais (Pregas Tubais); uma muscular de dupla camada (Miossalpinge) formada por fibras musculares lisas separadas por abundante tecido conjuntivo frouxo; a perissalpinge (camada subserosa e serosa - mesotélio) camada mais externa formada por tecido conjuntivo.
TRATO REPRODUTOR MASCULINO
O Sistema Reprodutor Masculino é formado por órgãos internos e externos, que passam por um lento amadurecimento concluindo-se na puberdade, ou seja, quando as células sexuais ficam disponíveis para originar outro ser.
O epitélio da Uretra peniana varia em diferentes locais. Cavernosa: encontra-se localizada no corpo cavernoso do pênis. Próximo à sua extremidade externa, a luz da uretra cavernosa dilata-se, dando origem à fossa navicular. Nessa porção são encontradas glândulas produtoras de muco (glândulas de Littré), responsáveis pela lubrificação sexual. Nesta região também desembocam os ductos das glândulas bulbouretrais. O epitélio dessa uretra é do tipo pseudo-estratificado colunar, com áreas de epitélio estratificado pavimentoso.
IMUNIDADE DA MUCOSA
O sistema imune do trato genital feminino participa do sistema imune integrado de mucosas, no entanto apresenta certas