Invertebrados
1. Os cnidários possuem duas formas corporais possíveis: o pólipo e a medusa. Os pólipos têm corpo cilíndrico e podem viver fixos a rochas ou se locomoverem através de cambalhotas. A boca é situada na região superior, rodeada de tentáculos. Já as medusas nadam livremente e possuem uma forma parecida com um guarda-chuva; sua boca se situa no centro da face inferior do corpo, que também é rodeada de tentáculos urticantes de efeito paralisante em pequenos animais, funcionando como forma de predar ou como maneira de se defender.
2. O filo Cnidaria está dividido em cinco classes ou grupos de organismos atuais e mais uma de fósseis:
Antozoários - as anémonas-do-mar e corais verdadeiros;
Cifozoários- as verdadeiras água-vivas;
Cubozoa - as medusas em forma de cubo;
Hidrozoários - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portuguesa) e os corais-de-fogo;
Staurozoa - as medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas e estão fixas pelos tentáculos;
Conulata † - extinta.
3, 4 e 5 : Respiração/Circulação/Excreção - Difusão direta com o meio ambiente.
6. Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução assexuada ocorre por brotamento ou fissão binária. A reprodução sexuada envolve a formação de gametas.
7. Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem um sistema nervoso, que é bastante primitivo ainda. Ele é difuso pelo corpo; os neurônios são arranjados como uma rede nervosa na base da epiderme e gastroderme. A transmissão de impulsos tende a ser irradiante.
8. NÃO ACHEI
PORÍFEROS
1. A organização do corpo das esponjas é bem simples: não possuem órgãos nem sistema, apenas tecidos rudimentares. Não possuem boca, nem cavidade digestiva e muito menos as células, como as musculares e nervosas.
2. A divisão do filo Porifera em classes é feita com base no tipo de espículas que apresentam:
Classe Calcarea - espículas compactas de carbonato de cálcio (aka.: calcário).