Entrevista...
A tarefa da semana consiste numa pesquisa de campo.
Você deverá ir a uma escola de sua cidade entrevistar um professor que seja alfabetizador. O objetivo principal da pesquisa é entendermos na prática o que é alfabetizar e o que os professores entendem por letramento.
Entrevista realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, situada em Santo Antonio do Descoberto- Goiás, com a professora Cláudia Pereira Marra, que tem 30 anos de idade, sexo feminino, 10 anos de profissão e se formou pela UEG (Universidade do estado de Goiás).
Para a educadora, alfabetizar se caracteriza pela ação de ensinar aos alunos códigos de leitura e escrita, onde são relacionados os sons ás letras.
Para desenvolver esse trabalho, a metodologia da professora consiste na auto-avaliação, que leva o aluno a refletir sobre a maneira em que desenvolveu a atividade, além da auto-avaliação, também é utilizado atividades avaliativas em cada bimestre, e a mesma utiliza o livro didático.
A professora adapta o material didático, enriquece-o, e o amplia de acordo com a realidade com a qual trabalha, segundo os interesses e expectativas dos educandos, que almejam ter um maior domínio dos recursos expressivos da linguagem.
Com relação ao letramento, é o resultado da ação de ler e escrever, apresentar um texto pronto para que o aluno o compreenda, e isso é feito através de textos (jornais, revistas, livros, TV, outdoor, quadros artísticos, folhetos, internet, e etc), de vários gêneros, fazendo com que a educadora propicie ao educando as condições necessárias para que se torne um comunicador-leitor e escritor competente.
O ensino de leitura, centrado na decodificação do código linguístico e no domínio dos aspectos mecânicos de leitura, tem formado grande quantidade de leitores, que decodificam os textos, mas apresentam bastante dificuldade para compreender o que lêem, ou simplesmente não conseguem entender o que leram.
Ler é